A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, na manhã desta quarta-feira (22/10), a Operação Santa Chaga. A ação tem como objetivo desarticular um grupo suspeito de desviar recursos públicos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) no município de São Benedito do Rio Preto, e em outras cidades do Maranhão.
Como parte dos mandados judiciais, o prefeito Wallas Gonçalves Rocha foi afastado do cargo por decisão da desembargadora Maria Francisca Gualberto Galiza, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). A ordem de afastamento atinge também três servidores públicos ligados à prefeitura do município.
No total, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, emitidos pela Justiça Eleitoral, nas cidades de São Benedito do Rio Preto, Jatobá, Urbano Santos e na capital, São Luís.
De acordo com as investigações, os recursos do FUNDEB, destinados exclusivamente ao financiamento da educação básica pública, eram desviados por meio de um esquema criminoso. O dinheiro público era direcionado para:
· Pessoas sem qualquer vínculo com a rede de educação, supostamente em troca de apoio eleitoral.
· Empresas contratadas pela prefeitura que apresentavam fortes indícios de irregularidades.
· Familiares de agentes políticos envolvidos no esquema.
Os investigados na Operação Santa Chaga poderão responder pelos crimes de peculato (desvio de verba pública), falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro. As investigações seguem em andamento para apurar a totalidade dos desvios e identificar todos os envolvidos.
2 Comentários
Ainda mais tem mais a sem vergonha da secretaria de cultura que recebeu ela e a família kkkkkkk cadeia neles kkkkkkkkkk
ResponderExcluirEles merecem
ResponderExcluir